Circular: 05/2021 - Unificação das datas da Páscoa.


ASSOCIAÇÃO A VERDADEIRA VIDA EM DEUS - BRASIL



Circular: 05/2021

Data: 07 de maio de 2021



Meus irmãos e irmãs em Cristo Jesus;



Unificação das datas da Páscoa.

Vassula envia a seguinte mensagem:

Gostaria de encorajar todos aqueles que trabalham pela unidade dos cristãos, bem como os leitores dos escritos de AVVD com aprovação eclesiástica que fazem o mesmo, a expressar seu apoio ao esforço para que se estabeleça uma data comum para a Páscoa. Vocês podem fazê-lo escrevendo ao Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos em seu nome, pedindo-lhes que decidam por uma única data da Páscoa para todos os cristãos. É importante que escrevam em seu nome para transmitirem o seu desejo pessoal pela unidade e não falar em nome de um instituto ou de uma organização. Em outras palavras, peçam com sinceridade uma Páscoa conjunta de agora em diante. De acordo com o Pe. Joseph, em breve haverá um debate sobre este assunto e, para mostrar ao Cardeal Koch que há muitos cristãos ansiosos que a Páscoa se torne uma celebração universal, é conveniente escrever para ele. A carta não deve ter mais de 3 linhas. Muito concisa, mas objetiva.

O endereço é:

Cardinal Kurt Koch

Pontifical Council for Promoting Christian Unity,

Via della Conciliazione, 5 – 00193 Rome, Italy

Ou enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nas Sagradas Escrituras, Jesus pediu que todos fôssemos um como Ele e o Pai são Um (Jo 17,22). São João Paulo II publicou a Encíclica Ut Unim Sint (Que sejam um) na qual ele chama todos os cristãos à unidade, e o Patriarca Ecumênico Bartolomeu afirmou: “A unidade dos cristãos e uma abordagem comum em relação aos grandes problemas modernos não é apenas uma solicitação geral, mas também uma ordem do Fundador da Igreja.”

Hoje, o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o Conselho Mundial de Igrejas discutem maneiras de celebrar o 1700º aniversário do Concílio de Nicéia em 2025 e o foco principal é o Credo de Nicéia e a unificação das datas da Páscoa. Na verdade, o Arcebispo Ortodoxo Job of Telmessos, representante do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla para o Conselho Mundial de Igrejas, propôs algo concreto, isto é, honrando os esforços do Concílio de Nicéia para estabelecer uma data comum para a Páscoa, fixar uma data comum para a Páscoa.

A Santa Sé (o Vaticano) está totalmente de acordo que se estabeleça uma data comum para a Páscoa. Ao mesmo tempo em que escrevo esta carta, o Bispo Brian Farrell, Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, já está trabalhando com os líderes de outras igrejas para se prepararem para o aniversário de Nicéia. Em 17 de março de 2021, ele disse que uma data comum para a Páscoa será parte dos debates: “Seria importante que todos os cristãos, no mesmo dia, celebrassem a verdade fundamental de nossa fé. Isso seria de uma importância extraordinária.”

As palavras do Bispo Farrell são inspiradas na Constituição sobre a Sagrada Liturgia do Concílio Vaticano II em que o Vaticano emitiu uma declaração “sobre a revisão do calendário”, afirmando que os membros do Concílio “não poriam objeção se a festa da Páscoa fosse atribuída a um determinado domingo do calendário gregoriano, contanto que aqueles a quem possa interessar, especialmente os irmãos que não estão em comunhão com a Sé Apostólica, deem o seu consentimento.




Que Deus nos abençoe,



Leonardo Cesar Harger
Contato Nacional

Site oficial:
www.tlig.org/pt/
Site AVVD Brasil:
www.avvdbrasil.org.br
Site TLIG Radio:
www.tligradio.org/pt