UNIÃO DAS DATAS DA PÁSCOA

O Patriarca Copta Tawadros II escreve ao Papa Francisco: unifiquemos as datas para a celebração da Santa Páscoa.

Mais Um passo em direção à unificação das datas da Páscoa. A Agência Fides publicou, em 8 de maio de 2014, a seguinte maravilhosa notícia:

"O Patriarca da Igreja Copta Ortodoxa Tawadros II (Teodoro II), que tem uns 15 milhões de fiéis no Egito e ostenta tradicionalmente o título de Papa, enviou uma carta ao Papa Francisco, pelo primeiro aniversário de seu encontro com ele no Vaticano, entre outras coisas, convida o Papa a encontrar uma data única para a celebração da Páscoa em todas as igrejas cristãs, as do Oriente e as do Ocidente."

o encontro

Dom Teodoro II no encontro com Para Francisco um ano antes. Segundo a informação da Agência Fides, o porta voz da Igreja Copta Ortodoxa especificou que a carta dirigida ao Papa Francisco foi entregue ao Núncio no Egito, Paul Gobel, na terça-feira 6 de maio, na sede do Patriarcado Copta.

O representante pontifício por sua vez entregou ao Patriarca Tawadros II um convite para enviar um representante da Igreja Copta à próxima Assembleia do Sínodo dos Bispos Católicos, que se celebrará em outubro e que será dedicado ao tema da família.

A unificação das datas da celebração da Páscoa de Ressurreição é uma urgência muito sentida, sobretudo no norte da África e no Oriente Médio, onde coexistem no mesmo território igrejas e comunidades cristãs que fixam a data da Páscoa de diferentes maneiras, sendo o ponto de referência para umas o calendário juliano e para outras o gregoriano.
www.fides.org/pt/news/37527

Irmão,
terei de suportar, uma época mais,
a dor que tenho suportado ano a ano?
Ou Me dareis repouso, desta vez?
Terei de beber ainda uma época mais
o Cálice da vossa divisão?
Ou deixareis descansar o Meu Corpo,
unindo, por Meu amor,
a Festa da Páscoa?

Irmão, unindo a data da Páscoa, aliviarás a Minha Dor e rejubilarás em Mim e Eu em ti, e recobrarei a vista a uma multidão. (AVVD-14 de outubro de 1991)