I RETIRO DE JOVENS AVVD - JARINU – SP, 09 A 13 DE FEVEREIRO DE 2018

I RETIRO DE JOVENS AVVD

JARINU – SP, 09 A 13 DE FEVEREIRO DE 2018

Aconteceu na Capela Nossa Senhora do Carmo, numa comunidade rural, no Bairro do Breu. A intenção era falar do Amor de Deus para todos que vivem ali, especialmente para os jovens, a partir das Mensagens de AVVD. Outras pessoas da cidade também foram convidadas. Cerca de 35 pessoas participaram, entre um dia e outro. As celebrações da Santa Missa, a palestra do Frei Olivar e a Via-Sacra, inspiradas nas Mensagens de AVVD, foram os momentos com maior participação das pessoas. O Retiro foi aberto e não foi cobrado nenhuma taxa, para estimular as pessoas a participarem.

Iniciamos o retiro na sexta-feira com a celebração da Santa Missa, pelo Frei Olivar. Frei Olivar

No sábado, dia dedicado à Nossa Senhora, começamos com a Adoração e tivemos uma surpresa: de repente, o Santíssimo se partiu! Duas pessoas tiveram o discernimento que era o Coração partido de Jesus por causa dos pecados da humanidade, especialmente os que seriam cometidos no carnaval (Veja na foto).Coração de Jesus partido

Em seguida, tivemos uma reflexão da Mensagem de 04 de abril de 1997, com Eduardo Salustiano: “...tirai o véu de vossos olhos para enxergardes que vosso Criador vive também em vós, que Ele vos abraça em Seu Amor;”

Depois do intervalo e confraternização, outra reflexão da mesma Mensagem, com Mônica Lopes, nos chamando a atenção quando Nossa Senhora diz que Jesus nos avisou para não buscarmos por sinais exteriores mas buscarmos pelo que é real e divino, dentro de nós.

Antes do almoço Frei Olivar se dispôs para atendimento de confissões e isso foi feito nos outros dias também.

À tarde apenas rezamos, louvamos, cantamos. Rezamos o Terço da Misericórdia e o Terço Mariano. Jesus veio, como uma brisa suave, passear entre nós, abençoando-nos e curando-nos. Tivemos a Missa e depois rezamos o Ofício da Imaculada Conceição, o qual a comunidade não conhecia e gostou muito.

No domingo, pela manhã, começamos com a Missa, depois sorteamos livros das Mensagens, no intervalo. Em seguida, Frei Olivar nos contou a história de sua congregação, a Ordem dos Mercedários, de Nossa Senhora das Mercês, que está completando 800 anos de fundação. Um dos carismas da ordem é a Redenção e a quem socorrer vai depender da época e do contexto atual. Seguindo o chamado para redimir os cativos pelos vícios das drogas e do álcool, Frei Olivar aceitou trabalhar em uma fazenda de Alexânia - GO, cidade próxima à Brasília, ajudando jovens a se libertarem dessas escravidões. Depois, Frei Olivar contou-nos como conheceu a Obra AVVD e deu o seu testemunho do penúltimo Retiro Latino Americano AVVD, ocorrido no México, em 2014 e da última Peregrinação AVVD , na Rússia, em setembro de 2017. No México, ele presidiu a Santa Missa na Basílica antiga, de Nossa Senhora de Guadalupe, durante o retiro internacional, onde Vassula estava presente. Na Rússia, Vassula esteve ao seu lado, na foto oficial com os padres e isso deixou o Frei Olivar muito feliz, pois ele estava mesmo querendo tirar uma “selfie” com a Vassula.

À tarde, rezamos e fizemos uma dinâmica e, à noite, fizemos uma Via-Sacra, meditando as Mensagens de AVVD, desde o sítio onde moro até a Capela, passando pelas estradas e levando pessoas. Na Capela, terminamos com Adoração do Santíssimo. Foi um momento muito abençoado, levamos velas acesas, que foram apagadas diante daquele que É A LUZ!

Na segunda, começamos novamente com Adoração ao Santíssimo, já recebendo a visita de três irmãs religiosas contemplativas, da Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus, de Jaguarema – SP, a Irmã Raquelane, a Irmã Vilma e a Irmã Josiane. Irmã Raquelane nos falou sobre o projeto que Deus tem para cada um de nós. Elas conhecem as Mensagens de AVVD, tem muito carinho pela Vassula, rezam pela nossa missão de divulgação das Mensagens e sua fundadora tem o livro de AVVD na sua cabeceira e indica o livro para todos da comunidade lerem. À tarde, após louvor, orações e a Santa Missa, sorteamos, novamente, livros e CDS de AVVD. Ao total, distribuimos, com o sorteio, 05 livros volume único, e muitos CDS de música de AVVD, do Eduardo e da Cristina, além de outros livros, como o de testemunhos e o de orações (Odes Amorosas). As pessoas que receberam os livros não podiam esconder a sua alegria. Também distribuímos panfletos com as orações e revistas AVVD.

À noite, fizemos 03 horas de vigília de Adoração, das 22:00 a 1:00 hora de terça e foi uma efusão de súplicas e louvores ao Senhor, em que Ele nos deu mostra de Seu grande Amor por nós.

Grupo presenteA terça – feira começou também com Adoração ao Santíssimo e, em seguida, fomos visistar uma comunidade das Irmãs de Maria de Shoenstatt, em Atibaia, onde tem um Santuário da Mãe Peregrina Três Vezes Admirável de Shoenstatt. À tarde, visitamos a Missão Belém, numa chácara em Jarinu, onde Padre Jean Pietro fundou um movimento religioso que acolhe ex-moradores de rua, há 13 anos, sendo que 04 deles já se tornaram padres. Nessa chácara, sede da Missão Belém, já se encontram 400 homens acolhidos, especialmente os mais vulneráveis, que não tem família. A Missão Belém tem outros abrigos para idosos, para mulheres e para crianças e já está levando Jesus aos necessitados, fora do Brasil, no Haiti. Frei Olivar se sentiu muito grato por conhecer o trabalho da Missão Belém e trocou experiências com os irmãos.Grupo presente

Depois voltamos para a Capela, para celebração da última missa e tiramos as fotos, que publicamos aqui. Pudemos constatar a ação do Espírito Santo, como sempre Ele faz nos retiros de AVVD, e a alegria foi o Seu principal fruto, no último dia.

No final da noite, rezamos o terço e partilhamos as graças do retiro, para encerrar. Nos dispusemos a repetir o retiro nos anos posteriores, se assim for da Vontade do Senhor.Grupo presente

Frei Olivar, com seu jeito simples e sempre disponível, conquistou as pessoas, inclusive as crianças. Visitou algumas familias e abençoou suas casas. Atendeu confissões, participou à frente de todo o retiro. Jesus veio visitar nossa terra através do Frei Olivar.

Que Deus seja louvado!

Jane Estela Carlos
contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Celular: 011-94291-6132.