ORAÇÃO


1. Rezar com o coração

A oração que Jesus deseja é aquela que sai do coração.

Vassula conta que um dia ela fez suas orações com pressa, pois queria logo começar a escrever com Jesus. Quando ela terminou a oração, Jesus calmamente disse: “Vassula, a oração não tem sentido se não vem do coração”.Ela percebeu o seu erro e fez novamente a oração, pensando em cada palavra. E Jesus disse: “Exprime-te sempre a sentir-Me, como agora mesmo o fizeste. (...) No teu pedido, Eu devo sentir o amor que brota do fundo da tua alma, que Me deseja, que Me ama e que pensa em cada uma das palavras que diz. (...) Cada oração dita apenas com os lábios é tão vã como um grito numa sepultura(AVVD-30 de setembro de 1986).

Vassula diz: “Quando rezarmos é importante que façamos uma ideia real de Deus, que O tenhamos diante de nós. Assim poderemos falar-Lhe do fundo do nosso coração. Imagine a figura de um Deus, que está vivo em frente de você enquanto você reza.

Deus só é louvado plenamente com as orações que saem do coração, que são ditas lentamente e entendidas no seu significado e nas quais vocês compreendam que estão, naquele momento, falando para o vosso Deus, que ouve cada uma das palavras. Ele prefere as orações espontâneas, vindas do coração. É o coração que conta e não a palavra. O que mais O impressiona, o que mais O toca é o coração. É verdade: uma manhã, pensei em Jesus com amor; queria dizer-Lhe muitas coisas, mas não encontrava palavras. Então, suspirei e Ele compreendeu muitas coisas, pelo meu suspiro. E me disse: “O teu suspiro, noiva, é como um milhão de palavras de amor por Mim(AVVD-09 de maio de 1987).

Muitas pessoas dizem: “Deve-se fazer esta oração... esta oração... esta oração”. “Deve-se”. Claro, que é bom dizer orações... mas se dissermos apenas por dever, isso acaba por ser uma oração, como Ele mesmo me disse uma vez, “apenas de lábios” e não uma oração do coração”.

Vassula conta: “O Senhor pediu-me, uma vez mais, que rezasse o "Pai Nosso", na Sua Presença. Ajoelhei-me e rezei lentamente. Era como se Ele Mesmo me o estivesse a aprovar com a Cabeça e me fizesse compreender que, quando a oração vem do coração, eu vejo-O diante de mim, face a face. Jesus aprova muitíssimo este modo de rezar”.
Jesus diz: “Sim, Vassula, satisfaz-Me, rezando deste modo, reza com amor” (02.05.88).

 

2. Deus ama a simplicidade

Ele deseja que nos aproximemos Dele, sem medo e com confiança, falando a Ele com palavras simples.

Ele diz: “... enche-Me de alegria com a tua simplicidade de palavras: a simplicidade inebria-Me. Diz-Me palavras tuas, deixa que as ouça de novo, diz-Me: "Amo-Vos, Jesus; Vós sois a Minha alegria, a minha respiração, o meu repouso, a minha vista, o meu sorriso" (AVVD-31 de maio de 1987).

E disse à Vassula: “Diz-lhes que as palavras simples que vêm do fundo do seu coração são mais doces que as palavras complicadas que vêm dos seus lábios(AVVD-25 de abril de 1988).

(...) Um sorriso, um pensamento, uma palavra meiga; uma só palavra que venha do coração logo será acolhida como um milhão de orações. Tudo isto é de uma grande importância: mesmo um simples pensamento... o acolherei Eu, como se se tratasse da coisa mais preciosa(AVVD-07 de dezembro de 1989).

 

3. Vassula conta alguns exemplos de orações simples

1) Numa manhã, Vassula disse a Jesus: “Jesus, amo-Vos”. E Jesus disse: “Ó Minha filha, quanto Eu suspiro por ouvir essas mesmas palavras de todos os lábios! “Jesus, amo-Vos!(AVVD-06 de março de 1987). “Di-lo, di-lo mais vezes, deixa que Eu o ouça, amo ouvi-lo, di-lo mil vezes por dia e todas as manhãs, depois do teu repouso em Mim; põe-te diante de Mim e diz-Me: “Meu Senhor, eu amo-Vos(AVVD-05 de maio de 1987).

2) Vassula disse a Jesus: “Jesus, eu amo-Vos extremamente!”.

Jesus respondeu: “Ah!... Como essas tuas palavras são um verdadeiro bálsamo para Mim e, nos mistérios do Meu Reino, a salvação de uma alma(AVVD-26 de dezembro de 1994).

3) Vassula diz: “Um dia eu estava numa igreja, adorando o Senhor e falando em francês com Ele. De repente, me dei conta de que estava falando em francês e disse a Jesus: “Mas por que estou falando em francês? Quero falar-Vos em inglês”. E imediatamente, Jesus me disse:Preferiria que Me falasses com o teu coração(AVVD-08 de outubro de 1989)”.

4) “Outro dia, eu estava novamente numa igreja, ouvindo o coro cantando, e disse a Jesus: “Gostaria de ter, uma bela voz, para me sentir em condições de Vos cantar, no coro da igreja”. Jesus me respondeu:Canta-Me com o teu coração; Eu alegro-Me muito mais, se é o teu coração que Me canta(AVVD-06 de janeiro de 1991)”.

5) Vassula estava contemplando a foto do Santo Sudário. Jesus veio e disse: “Vassula, contempla o Meu Santo Rosto. Só o fato de Me teres contemplado Me consola. Diz-lhes que basta tão pouco para Me consolar(AVVD-07 de junho de 1987).

 

4. Nossas orações poderão ser poderosas se elas vêm do coração

O Senhor nos diz: “Oh! Se ao menos soubésseis quão poderosas são as vossas orações e qual pode ser o seu esplendor, se vêm do vosso coração! As vossas orações podem destruir todo o império do mal, neste mundo...(AVVD-13 de abril de 1994).

Aprendei a rezar, para que Eu vos possa ouvir. Muitas orações voltam a cair sobre a terra, sem nunca Me atingirem(AVVD-19 de fevereiro de 1988).

 

5. A oração afasta os demônios

Vassula diz: “Satanás é um verdadeiro flagelo. Quanto aos outros demônios, não lhes presto grande atenção; também eles me perturbam, mas estes são semelhantes a moscas que zumbem à minha volta e têm verdadeiro medo de mim. Contudo, eles são maliciosos. Estes demônios sentem-se mais fortes, quando encontram uma alma adormecida, enfraquecida ou hesitante. As orações matam os demônios e os mantêm à distância. A fé no Amor e na Misericórdia do Senhor destrói estes demônios, que zumbem à volta dos nossos ouvidos para "sugerir-nos" um mal, sob as aparências da Verdade e em oposição ao Amor. É por isso, que o Senhor deseja que estejamos atentos e constantemente em oração. Uma oração constante mantém afastados tanto estes demônios como o próprio Satanás. As orações formam como que uma barreira de defesa à nossa volta, impedindo Satanás e todos os outros demônios de se aproximarem. Sim, é uma batalha constante.

 

6. Através da oração poderemos encontrar as soluções de todos os nossos problemas

Vassula diz: “Jesus nos pede que rezemos com amor. Assim, através da nossa oração, poderemos encontrar as soluções de todos os nossos problemas. Ele nos diz que, quando invocamos o Santo Nome do Senhor, o demônio desaparece. O mundo necessita mais do que nunca de orações do coração, porque este é o único meio de alcançar Deus”.

Nossa Senhora nos diz: “As vossas orações podem mudar o mundo; as vossas orações poderão obter Graças de Deus, pela conversão dos pecadores e quanto mais conversões houver, tanto mais orações serão dirigidas a Deus e serão, assim, causa de novas conversões(AVVD-24 de novembro de 1991).

 

7. Jesus pede para acrescentar em nossas orações "Não se faça a nossa vontade, mas a Vossa"

Jesus diz: “Bem-amada, diz-lhes que Me deem liberdade de agir como Eu desejo; que, nas suas orações e em todos os pedidos que Me fazem, devem acrescentar: "Não se faça a nossa vontade, mas a Vossa". Aprendei de Mim(AVVD-18 de junho de 1987).

Jesus diz: “Eu sou o Onipotente e conheço aquilo que é melhor para a tua alma. Se alguém de vós Me faz uma pergunta ou Me pede um favor, Eu responder-lhe-ei. A Minha resposta será, então, a mais salutar para o bem da alma. É como se Eu escolhesse, entre todos os frutos, o fruto ideal, o que dê os melhores resultados para a alma(AVVD-04 de março de 1987).

Vassula diz: “Jesus disse-me: Se me pedes uma coisa, és como alguém que está doente e tem necessidade de vitaminas. E, então, Eu dou-lhe frutos, segundo as vitaminas que eles contêm. Se tem necessidade de vitamina C e Me pede uma banana, Eu tenho de dar-lhe uma laranja. Por conseguinte, ele obtém uma coisa que não pediu, mas que vai fazer-lhe bem”. É assim que Deus responde.”

 

8. Oração sem cessar

Jesus veio e disse a Vassula: “Vassula, quero que rezes sem cessar”. Vassula, assustada, disse: “Mas, Senhor, isso é impossível, porque eu tenho uma família e, por isso, não posso ficar o dia todo rezando; eu não posso rezar continuamente”. E Jesus, com uma pontada de humor, lhe disse: “Ah! Vassula, como Eu tenho pena de você, você não entendeu nada. Rezar sem cessar, não quer dizer que você deva estar 24 horas de joelhos. Rezar sem cessar significa quando o teu coração passar a Me desejar o dia inteiro, quando o teu coração tiver sede de Mim, quando o teu coração ansiar por Mim o dia inteiro. É ter sede de Mim, teu Deus. É amares-Me com todo o teu coração, com toda a tua mente; porque, se tu o fizeres, se Me amares, a tua alma torna-se sedenta de Deus. Não apenas por dois minutos, mas durante todo o dia”.

Vassula diz: “Não se trata apenas de repetir as orações que conhecemos. A oração contínua é estar consciente da Presença de Deus. É o que Ele mesmo diz, no Evangelho: Estai vigilantes, não durmais” (Mt 26,41) e “Vigiai e orai” (Mc 14,38). E isso quer dizer: ter consciência da Presença de Deus”.

 

9. Usando a palavra "Nós" não esqueceremos a presença de Deus e estaremos em oração constante

O Senhor disse à Vassula: “Gostaria de ser o teu Santo Companheiro, mas é preciso que tu não Me esqueças. A partir deste momento, aprende a dizer “Nós”. Diga: Jesus, Nós vamos fazer isto... Jesus, Nós estamos atrasados”.

... aprende a dizer: "Vamos trabalhar, façamos isto ou aquilo"; utiliza a palavra Nós...” (AVVD-07 de março de 1987).

Vassula diz: “Jesus está em toda parte onde estamos. Fale com Ele. Diga-Lhe tudo o que vocês quiserem. Diga: Jesus, eu estou com dor de cabeça, hoje. Diga: Jesus, nós agora vamos sair... Não esqueça nunca de levar Jesus com você. Se partilharmos o dia com Ele, pedindo-lhe para participar conosco daquilo que fazemos, durante o dia, tomamos verdadeiramente consciência da Presença de Deus. E, quando estivermos conscientes desta Presença, estaremos vivendo uma Verdadeira Vida em Deus. Pecaremos menos, pois teremos a consciência de que Jesus estará ao nosso lado”.

Jesus diz: “Oh! Quanto Eu desejo que os Meus filhos se deem conta da Minha contínua Presença! Estou sempre ao pé deles, tão presente, em qualquer lugar e a todo o momento. Oh! Se tivessem consciência disso, cairiam menos, pecariam menos(AVVD-08 de março de 1988).

A concepção do “Nós”, quando falamos com Jesus e quando O convidamos a participar dos acontecimentos diários das nossas vidas, parece, à primeira vista, muito infantil. Mas fazer isso, é fazer do Senhor o nosso companheiro constante, é fazer uma “oração sem cessar”, o que nos conduz para mais perto de Deus.

Jesus diz: “Fazei-me participar nas vossas atividades, nos vossos diálogos e nos vossos pensamentos(AVVD-24 de outubro de 1988).

Vassula conta:
1)“Eu estava em ditado com Jesus, quando lembrei que precisava me encontrar com minha irmã, no centro da cidade. Então, eu disse a Jesus: “Vamos, Jesus, preciso tomar um ônibus”. Quando entrei no ônibus, vi que Jesus sentou ao meu lado, na cadeira que estava vazia. Eu O vi com os olhos da alma. Quando veio o cobrador eu disse: “Um bilhete, por favor!”. Eu paguei o bilhete e me virei para Jesus e disse-Lhe: “Você viu, nós o enganamos! Nós somos dois e eu paguei apenas uma passagem!”. Então, Ele virou-se para mim e disse:Nós não estamos unidos, como uma só pessoa? Então, um bilhete basta”.

2) Vassula havia passado no dia anterior, sete horas sob o ditado de Jesus e neste dia, mais seis horas. Como ela desejava arrumar a cozinha, perguntou a Jesus: “Jesus, poderemos fazer outra coisa, agora?”. E Jesus, sem a mínima hesitação, disse: “Então, vamos!”. E parecia muito impaciente, manifestando o desejo de que começasse a limpeza imediatamente. Comportava-Se como se tratasse de um trabalho importantíssimo e urgente... (AVVD-31 de janeiro de 1990).


3) Vassula estava em ditado com Jesus, quando lembrou que, uma hora atrás, havia colocado no forno algo para aquecer. Quando se lembrou do forno, ela disse: “Jesus, penso que é preciso ir!”. Jesus disse: “Para onde?”. Vassula disse: “Lá para baixo, para controlar o forno, que está aceso!”. E Jesus então disse: “Então vem, vamos!(AVVD-16 de maio de 1987).

4) Um dia, Jesus veio e disse: “Vem, Minha filha, pega na Minha Mão e vamos. Vem, temos tanto que fazer!”. Vassula disse: “Este trabalho ou o outro, em casa?”. Jesus respondeu: “Os dois, Minha filha: onde tu estás, estou também Eu(AVVD-25 de maio de 1987).

5) Uma vez eu fui me encontrar com uns amigos, e estava falando com eles sobre coisas pequenas, sem importância. De repente, vi Jesus, nos observando. Ele estava conosco, ouvindo e acompanhando a conversa, que não era nada importante. Eu não pude acreditar. Eu O vi, como de costume: com os olhos da alma. E eu disse: “Não. Desta vez eu devo estar enganada. Não é possível que Jesus esteja aqui, ouvindo este “bate-papo”, sobre algo banal, nada interessante nem espiritual”. E aí eu O ignorei. Ao chegar a casa, Jesus veio novamente e disse:Por que você Me ignorou? Era Eu. Você me viu sentado lá. Então por que Me ignorou?”. Eu disse: “Jesus, eu nem acreditei que Você estaria lá ouvindo aquela conversa. Como Você poderia ter interesse numa conversa sobre algo banal?”. Ele disse: “Não sou seu Santo Companheiro? Sou seu Santo Companheiro todo o tempo que estou com você e gosto de compartilhar tudo com você, gosto da sua conversa, quero participar”.Eu, então, disse: “Como é possível!

6) Vassula estava em ditado com Jesus e, quando terminou, apressou-se a fazer outras coisas, sem antes bendizer e louvar o Senhor. De repente, ela percebeu e envergonhou-se de ter tratado Jesus como um simples humano, esquecendo que Ele era Divino. Voltou para pedir que a perdoasse e encontrou-O calmo e triste.

 

10. Nossas orações devem ser pelas intenções de Jesus e Maria

Vassula disse que nestes tempos, devemos oferecer tudo pelas intenções de Jesus e Maria, e não mais apenas pelas nossas intenções. Jesus e Maria sabem muito melhor do que nós, quem precisa e aquilo de que precisa. A oração chega sempre de toda parte, e Jesus e Maria tomam e aplicam naquilo que é mais necessário. Eles sabem muito bem repartir.

 

11. Oração contemplativa

Vassula e um padre estavam conversando sobre qual seria a oração mais agradável ao Senhor. Os dois concordaram que seria o silêncio, na contemplação. Jesus então lhe diz: “Sim, Minha Vassula, na verdade, o silêncio é a oração mais eficaz. Encontra-Me, no Meu Silêncio; no Meu Silêncio, que o teu espírito se lance em Mim e seja por Mim arrebatado(AVVD-09 de março de 1991).

Eleva para Mim a tua alma, afastando todos os demais pensamentos; recolhe-te e sente a Minha Presença. Que a tua alma suba à contemplação, pela meditação. Atinge-Me, a Mim, teu Deus, no silêncio; vem a Mim, na adoração contemplativa(AVVD-04 de dezembro de 1989).

Com a meditação, tu chegarás a um nível mais alto de contemplação(AVVD-31 de julho de 1987).

 

12. Há pessoas que dizem que rezam e rezam e nunca sentem Deus no seu íntimo

A estas pessoas o Sehor diz: “Oh! Vem! Tu, que tens andado sempre a vaguear por esse deserto, dizendo: "Procurei o meuRedentor, mas não O encontrei". Encontra-Me, Meu bem-amado, na pureza de coração, amando-Me com desinteresse; encontra-Me na santidade, no abandono que desejo de ti. Encontra-Me, observando os Meus Mandamentos. Encontra-Me, substituindo o mal pelo Amor. Encontra-Me, na simplicidade de coração.

Não peques mais; deixa de fazer o mal; aprende a fazer o bem; procura a justiça; ajuda o oprimido.

Que esse deserto e essa aridez exultem. Que o teu torpor se infla-me numa chama abrasadora. Abandona a tua apatia e substitui-a pelo fervor. Faz todas estas coisas, a fim de que possas dizer: "Procurei o Meu Redentor e encontrei-O. Estava sempre ao pé de mim; mas, na minha cegueira, não conseguia vê-Lo. Oh! Glória a Deus! Bendito seja Nosso Senhor! Como consegui eu ser assim tão cego?".

Lembrar-te-ei, pois, que observes e guardes com muito apreço os Meus Princípios, a fim de que possas viver” (AVVD-17 de junho de 1991).

 

13. Deus sempre responde as orações

Vassula diz que Deus sempre nos responde. Quando falamos “Jesus”, Ele responde “Eu Sou”. Isto é certo, ela diz.

Vassula conta: “Uma amiga me disse: “Vassula, para você é fácil, porque, quando você diz “Meu Deus, meu Senhor, Jesus”, Ele responde: Eu Sou”.”

Eu disse a minha amiga: “Deves compreender que tu própria deverás ter a certeza de que Ele te ouve, porque a verdade é que Ele te ouve... No dia seguinte, estávamos viajando de carro e ela estava a rezar o rosário ortodoxo, que é (Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador, tende piedade de mim, pecador.) Mas eu não estava ouvindo porque estava com o fone de ouvido, ouvindo outra coisa. Aconteceu que quando ela estava na terceira conta, e disse: “Jesus Cristo”, eu estava olhando para a frente e não a ouvia. Mas, a verdade é que eu disse: “I am – Eu Sou”. Ela olhou para mim sorrindo e eu não sabia por que razão ela estava sorrindo. Quando tirei o fone de ouvido, ela disse-me: “Que majestoso Eu Sou este que agora aconteceu”. Então, eu lhe disse: “Mas qual Eu Sou se eu não disse nada?”. Mas ela disse-me: “Sim, tu disseste: Eu Sou”. Jesus quis provar-lhe, através da minha boca que Ele responde. (Ele falou, sem eu o perceber). É por isso que, nos Mandamentos, Ele mesmo diz que não pronunciemos o Seu Nome em vão, porque Ele responde.

 

14. Jesus sente as nossas ações

Vassula conta: “Um dia, no momento do ditado, vi Jesus com os olhos da minha alma, sentado perto de mim. Diante de mim tinha uma imagem do Sagrado Coração. Enquanto Ele falava, inesperadamente, curvei-me sobre a imagem do Sagrado Coração e beijei-a, na face direita; precisamente onde O tinha beijado, na imagem, estava com um olhar admirável e puro de criança e extraordinariamente feliz. Eu aprendi que Jesus misticamente, de certo modo, sente os nossos gestos e propósitos, tidos mesmo simplesmente com a Sua imagem.

Outro dia, em Bangladesh, enquanto eu estava sob ditado, tocando o Seu Santo Rosto, na imagem do Santo Sudário, no meu espírito, tinha empurrado suavemente para trás os Seus Cabelos, do lado esquerdo. A Sua reação imediata surpreendeu-me! Eu Lhe perguntei: “Jesus, sentistes verdadeiramente a minha mão?”

Ele disse-me: “Sim, Vassula(AVVD-23 de março de 1987).

Fiquei muito surpreendida e, pensando tê-Lo ofendido, pedi-Lhe desculpas. Mas Ele, subitamente, fez-me compreender que O não tinha ofendido.