Capela - entre, acalme-se e ore

ESTAÇÕES DA VIA SACRA

viasacra-1

Jesus diz: Eu, o Senhor, desejo que vós honreis as Estações da Minha Via Sacra. Introduzi a luz (de uma vela) como te ensinei. (...) Antes de mais, vós deveis honrar Minha Mãe, oferecendo-Lhe uma vela; depois, gostaria de ver os vossos joelhos dobrar-se, em todas as Minhas Estações e honrar-Me, tendo uma vela acesa. (...) (06.12.87)

 

viasacra-2

 

INTENÇÕES. Jesus diz: Minha filha, Nós estamos partilhando a Minha Paixão, pelos motivos seguintes: - pela conversão das almas; - para reparar por todos aqueles que deturpam a Minha Palavra; - pelos mestres que se atrevem a dizer que Eu não ressuscitei com o Meu Corpo; - por aqueles que Me sufocam, criando divisões em Mim; - pela hipocrisia que reina em todos os que apelam para a Paz e para a Unidade, mas não dão vida às suas palavras; - por aqueles que sufocam a Voz do Meu Espírito Santo e por todos os que continuam a viver dominados pela maldade, sob estes céus. Minha bem-amada, repara por todas aquelas almas que, hora a hora, Me levam pelo Caminho do Calvário. (02.03.90)

Olha ao que a Minha Paixão Me reduziu, pela humanidade. (18.10.92)

 

 

viasacra-3

 

 

1ª Estação. Jesus é condenado à morte.

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

  

viasacra-4

 

Pilatos lavou as mãos diante da multidão e disse: "Estou inocente do sangue deste homem". A responsabilidade agora é do povo". Depois de mandar açoitar Jesus, entregou-o para ser crucificado."

Jesus diz:

A Sabedoria foi julgada e refreada pela força. (03.03.89) Ouvi-Me: Hoje, como ontem, o Santíssimo recebe escarros, é batido pelos que passam. A Minha Santa Cruz, Instrumento da vossa salvação, é diariamente espezinhada pelos homens... Ah! Eu sofro cruelmente... (22.07.94)

Oração

Ó Senhor de toda a santidade, preservai, para sempre, de toda a profanação, os Vossos santuários (nossa alma), purificando, no Vosso Sangue Sacrificial, o seu ser interior, das ações mortais. Amém". (28.01.97)

 

Segunda Estação. Jesus toma a cruz aos ombros

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

  

viasacra-5

Jesus recebe e abraça a cruz e se dirige ao Calvário. A Cruz é um antigo instrumento de suplício, usado para executar os condenados à morte.

Jesus diz: "Fui deixado sozinho, na Minha Cruz; sozinho, a carregar com os pecados do mundo sobre os Meus ombros; sozinho, a sofrer; sozinho, a morrer, derramando o Meu Sangue, que cobriu a terra inteira, salvando-vos, Meus bem-amados". (29.04.87)

Nesta época de escuridão, imitai-Me, a Mim, vosso Senhor. Abraçai a Minha Cruz; a Minha Cruz conduzir-vos-á à Santidade e à morada que vos espera, no Céu. O Amor tomar-vos-á nos Seus Braços. (29.05.92)

Vinde. Levantai a vossa Cruz e segui-Me; e, quando vos sentirdes cansados, apoiai-vos a Mim, apoiai- vos no Meu Sagrado Coração e as Palpitações do Meu Coração vos darão a coragem de que precisais e a força necessária para continuardes no Caminho do Calvário. (19.12.90)

Queres continuar sempre a levar a Minha Cruz, que Eu tão amorosamente te ofereci? (27.07.92)

Oração

Senhor, Vós sabeis quanto eu Vos amo. Ajudar-Vos-ei a levar a Vossa Cruz para Vos aliviar. (jan 87)

 

Terceira Estação. Jesus cai por terra pela primeira vez

 

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

 

viasacra-6

Jesus caminha cansado e abatido sob o peso da cruz. Seu corpo está coberto de sangue, suas forças esmorecem e ele cai.

Jesus diz:

Não percas nunca a coragem; lembra-te: também Eu, quando fui condenado e Me deram a Minha Cruz para que a levasse, caí no mesmo solo que vos traz a todos; mas Eu fui erguido, para completar a Minha Obra. Aprende, pois, do teu Salvador. (30.01.96)

Oração

Ah! Senhor, quando nós cambaleamos, a Vossa Mão Poderosa está presente, para nos salvar; mas Vós, no caminho da Crucifixão, quando cambaleastes, a própria multidão se reuniu, jubilosa, ela mesma se reuniu ao redor de Vós. ...No momento da Vossa primeira queda, todos eles Vos rodearam, rangendo os dentes contra Vós, a julgar que teríeis já entregue o Espírito e que não chegaríeis à Crucifixão.

 

Quarta Estação. Jesus encontra-se com Sua Mãe

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo. Mãe e filho se abraçam em meio à dor.

viasacra-7

Jesus diz: Todos os momentos que a Minha Santa Mãe viveu na terra, foram um perfeito hino de amor, de caridade, de humildade e de pureza. Um tesouro de Meus tesouros.  Vim a este Santo Coração, imagem e semelhança do Meu Sagrado Coração, para Me tornar Deus- Homem, a fim de Eu Mesmo seguir os Seus passos (quando Jesus era criança, seguindo Sua Mãe) e, mais tarde, Ela Própria seguir os Meus (Maria seguiu Jesus, na Sua Missão e na Sua Paixão). Disse que Ela e Eu tudo partilhamos até à Cruz; (25.03.96)

Oração

Ó Obra-Prima de Meu Pai! Ó Sublime Obra-Prima de Javé! Esposa do Meu Espírito Santo! Meu Irradiante Sacrário! O Teu Coração Bem-Amado dos Bem-Amados (1) é Um com o Nosso! O Teu Coração é Meu jardim fechado, uma fonte selada; o Teu Coração é uma Fonte que faz os jardins férteis; o Teu Coração, ó Adorável, é o Meu Trono, no qual Eu fui honrado; Coração do Coração, que Eu coroei em Nossa Presença e na presença de toda a Minha corte celeste(2). Como é que qualquer das Minhas criaturas pode revelar o Teu Coração(9)? Tu, a Arca de poder, toda revestida de virtudes, Meu Novo(10) Cântico, Minha Harpa, Minha Cidadela, Tu, cuja Magnificência extasia o Criador do céu e da terra, Tu que Te manténs em Nossa Presença e Te manténs, mais perto que nunca, de todos os que Te invocam. E no entanto, como pôde o homem cair tão baixo e enveredar pelo enganador caminho de renegar Teu Coração?" (25.03.96)

(1) Compreendi que os "Bem-Amados" são a Santíssima Trindade, Bem-Amada da Imaculada
(2) Cristo baixou a voz, de repente; ficou triste
(3) Jesus tinha, ao mesmo tempo, um ar entristecido e admirado
(4) Compreendi que Jesus fazia alusão à Nova Eva

 

Quinta Estação. Cirineu ajuda a carregar a cruz Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-8

Jesus recebe ajuda de Simão para carregar a cruz. Na verdade, Simão de Cireneu foi obrigado a carregar a cruz. Ele vinha passando, quando recebeu dos soldados a ordem de ajudar, Jesus tinha que permanecer vivo até a crucifixão. Jesus diz:

A Minha agonia parecia aumentar e caí por terra. Receando que Eu morresse antes da Crucifixão, os soldados deram ordem a um homem, de nome Simão, para que levasse a Minha Cruz. Minha filha, não se tratava de um gesto de bondade ou de compaixão, mas de uma simples forma de Me poupar para a Cruz. (09.11.86)

Eu, o Senhor, erguer-te-ei, sempre que caíres, e cada vez com maior Compaixão e Amor". (31.07.90)

Oração:

Ensinai-me a ser a vítima do Vosso Coração e a abraçar a Vossa Cruz com fervor e não com desalento, ao ver-me no caminho do Calvário. Este é o caminho que conduz a felicidade, uma vez que é o Caminho da Santidade, pelo qual, como Vítima Perfeita, Vós fostes o Primeiro a caminhar. (10.12.90)

 

Sexta Estação. Verônica enxuga o rosto de Jesus Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-9

Verônica, uma mulher que assistia à passagem de Jesus decide limpar a sua face tingida de sangue. Jesus diz:

Acaricia-Me com o teu amor, acaricia a Minha Dor, acaricia as Minhas Penas, acaricia o Meu Coração trespassado, vem enxugar as Minhas Lágrimas de Sangue. (12.05.93)

Oração:

Senhor Jesus, servi-Vos de mim, para enxugar as Vossas Lágrimas; Senhor Jesus, servi-Vos de mim, para fazer desaparecer as Vossas Lágrimas; Sagrado Coração, servi-Vos de mim, para consolar o Vosso Coração; Sagrado Coração, servi-Vos de mim, para tirar os espinhos que rodeiam a Vossa Cabeça  e o Vosso Coração; Senhor Jesus, servi-Vos de mim, como apoio para a Vossa Cabeça; Doce e Bom Jesus, servi-Vos de mim, de todos os modos possíveis, para Vos agradar e consolar; o meu desejo é levar um sorriso aos Vossos Lábios.

Sétima Estação. Jesus cai pela segunda vez

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

 

viasacra-10

Jesus caminhava com dificuldade e mais uma vez tropeçou e caiu. É a sua segunda queda.

Jesus diz:

Alma-da-Minha-Paixão, Eu, o Senhor, mostro-te os Passos que Eu percorri até à Minha Paixão. Uma vez que tu Me serves, deves seguir-Me. Que desejarias tu que Eu te dissesse? Que te diga: "Segue-Me, mas não pelas Pegadas dos Meus Passos?" Isso não pode ser; quem Me serve deve seguir as Pegadas dos Meus Passos, banhadas pelo Meu Sangue... (03.06.93)

Oração:

Doce Jesus, sempre tão Terno, Bem-Amado, conduzi-me, então,  pelas Vossas Pegadas de Fidelidade; deixai-me adoecer de amor por Vós;  deixai-me saborear os Vosso Sofrimentos; serão, na minha boca,  como os mais raros Frutos do Vosso Jardim. (23.05.90)

Oitava Estação.Jesus consola as mulheres piedosas

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.  

viasacra-11

Jesus esquece sua dor para abrir o coração e consolar as mulheres que, chorando, lamentavam o seu sofrimento. Jesus diz: Ouvi-as chorar e lamentar-se; ouvi-as."Benditas sejais!" disse-lhes Eu. O Meu Sangue lavará todos os pecados da humanidade. Olhai, Minhas filhas, o tempo da vossa salvação chegou". Endireitei-Me com dificuldade. A multidão tinha-se enraivecido. Eu não via nenhum amigo à Minha volta; ninguém estava ali, para Me consolar.. (09.11.86)

Oração

Ah! Meu Senhor! Altíssimo! Os meus olhos estão fixados em Vós; o meu pensamento e o meu coração, por completo, também... Vós capturastes verdadeiramente o meu coração Pelo Vosso Amor Divino e pela Vossa munificência real. (12.08.98)

Nona Estação. Jesus cai pela terceira vez

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

 

viasacra-12

Aproxima-se do calvário Jesus cai pela terceira vez. Já sem forças é arrastado até o Calvário.

Jesus diz: Queridos filhos, quereis seguir-Me, verdadeiramente? Então, decidi-vos a seguir pelas Minhas Pegadas, ainda ensopadas no Meu Sangue. Não tenhais medo, que as Pegadas dos Meus Passos vos conduzirão a Mim, nos Braços do vosso Abba. Elas vos conduzirão Àquele que foi o Primeiro a estreitar-vos nos Seus Braços. Tende confiança e entregai-vos ao Nosso Amor Salvador. (31.01.92)

Oração

Jesus, nem a morte, nem a vida, nem os Anjos, nem os Principados, nem o presente, nem o futuro, nem as Potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá alguma vez separar-me de Vós (Rm 8, 38-39); prometo-Vos ser-Vos fiel; é este o meu voto solene. Ajudai-me a ser fiel a este voto sempre e para sempre. Amém". (28.09.90)

 

Décima Estação. Jesus é despido das Suas vestes Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

 

viasacra-13

Jesus é humilhado na sua dignidade divina, nos seus direitos humanos ao ser despojado de suas vestes. Jesus diz:

Chegados ao Monte, lançaram-Me por terra, arrancaram-Me as minhas vestes e deixaram-Me nu para assim Me exporem à vista de todos. As Minhas feridas reabriram-se e o Meu Sangue corria pela terra." (09.11.86)

Hoje, as Minhas Chagas reabriram-se, por culpa da iniquidade desta geração. De há horas sem número, Eu vos chamo à conversão: Voltai a Mim! Eu amo-vos, com um Amor Eterno! Vinde fazer as pazes Comigo; Eu não vos castigarei; libertar-vos-ei. Não mais vos chamarei ímpios, mas sereis chamados Meus. Não sois órfãos: vós tendes já um Pai, no Céu, um Pai Terníssimo. Tudo quanto vos peço é que Me reconheçais. Voltai a Mim, que Eu vos unirei a Mim, por toda a Eternidade. Coroar-vos-ei de Integridade, de Lealdade, de Pureza e de uma grande Ternura. Ensinar-vos-ei a ser-Me fiéis, recebendo o vosso amor, que meterei no Meu Coração, para o embelezar. Como um Esposo, adornar-vos-ei com o Meu Amor e a Minha Paz. (03.03.89)

Oração:

Senhor dos Céus, santificai a minha alma Vossa morada, a fim de que Vós, meu Rei, sejais glorificado; coroai a minha alma de santidade, a fim de que, na Vossa Divindade, eu possa ser herdeira do Vosso Reino e da Vossa Glória. Prometo dar a minha vida  pelos meus irmãos e minhas irmãs, e ser uma parte do Vosso Plano de Salvação. Criador, eu sou Vossa, Jesus Cristo, eu sou Vossa, Espírito Santo, eu sou Vossa. Amem. (10.07.94)

Décima Primeira. Estação Jesus é pregado na Cruz

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

 

viasacra-14

Jesus é crucificado. Cravos de ferro rasgam sua carne, dilacerando suas mãos e pés.

Jesus diz:

Eu sou o teu Santo, e por isso permiti que Me estendessem na Cruz, a fim de que os Meus Ossos fossem todos desconjuntados. Sente, hoje, a Minha Agonia, sente a Minha Sede, por falta de amor, um amor que dilúvio algum poderá extinguir, que torrente alguma poderá aplacar ou amortecer. Irei ver-te alguma vez, a ti que erras ainda nesse deserto? Regressa a Mim, reconcilia-te Comigo e vive santamente, abandonando os teus caminhos". (10.03.90)

Fui humilhado, atormentado, torturado e, voluntariamente, sofri uma morte das mais dolorosas: tudo isto por amor. (21.12.88)

Oração

Senhor, fazei que eu seja a Vossa vítima, a vítima do Vosso Amor ardente. Eu desejo adorar-Vos, e só a Vós, estendida, Convosco, na Vossa Cruz, sem nunca olhar, nem para a direita nem para a esquerda. Desejo saciar a Vossa sede, conquistando almas para Vós. Serei a vítima do Vosso Amor. Eu amo-Vos! (05.10.87)

Décima Segunda Estação. Jesus morre na cruz

Nós vos adoramos Senhor, e vos bendizemos, porque por vossa Santa Cruz remistes o mundo.

 

 

viasacra-15

Jesus gritou do alto da cruz: 'Pai, nas Tuas mãos entrego o meu espírito. Agora, estou contigo'. Baixou a cabeça e morreu. Diz Vassula: Jesus, mostrou-me o Seu Rosto, em agonia, na Cruz, pisado, negro e azul, coberto de Suor e de Sangue. Os Seus Cabelos colados pelo Sangue e os Seus Olhos cheios de Sangue que vinha da Sua Fronte trespassada. Tudo isto por mim, por nós.

Jesus diz: Tudo estava consumado, a salvação estava próxima. Vi os Céus abrirem-se e todos os anjos estavam petrificados e em silêncio. "Pai, nas Tuas Mãos entrego o Meu Espírito. Agora, estou Contigo". (09.11.86)

Lembra-te: a Minha Crucifixão durou horas, sofri por muitas horas, todo o Meu Sangue foi derramado. (10.04.87)

Derramei o Meu Sangue para nele mergulhar os vossos pecados e para que vós fôsseis purificados. (21.02.87)

Vós pertenceis-Me todos, em igual medida, e daria novamente a Minha Vida por vós, se isso fosse necessário! (estas palavras foram pronunciadas com muita expressão, pois vinham do Seu Divino Coração). (19.11.92)

Oração:

Pai, ó Abba! Ofereço-Vos a minha vontade, Ofereço-Vos a minha vida, abandono-me a Vós. Pai Justo, se é da Vossa Vontade, fazei-me digna, a fim de que Vós possais dispor inteiramente de mim. Fazei-me vítima dos Vossos ardentes desejos,  fazei aquilo que o Vosso Coração deseja.  Amém. (25.01.88)

Décima Terceira Estação. O corpo de Jesus é depositado nos braços da Mãe

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

 

viasacra-16

Depois de pedir autorização a Pilatos, José de Arimatéia e Nicodemos retiraram o corpo de Jesus da cruz. Maria, sua mãe, o recebeu em seus braços. Jesus diz: Viste, esculpida no Rosto de Minha Mãe, a Sua Dor e viste, nos Seus Braços, o Meu Corpo inanimado, traído, martirizado, flagelado, trespassado e crucificado; e isto representa o estado real da Minha Igreja atual. Minha Mãe chora sobre Ela verdadeiras Lágrimas de Sangue, como chorou sobre o Meu Corpo, no Gólgota. Mas, em tempo brevíssimo, será renovada, transfigurada e ressuscitada, como Eu, o Senhor, ressuscitei". (16.08.88)

Oração

Ó Mãe Celeste, concedei-nos, a todos, a todos nós tão indignos, a Graça de Deus, a fim de que possamos pedir sinceramente o perdão de Deus pelos nossos pecados e pelos pecados dos outros. Concedei-nos o tesouro inestimável da íntima amizade de Deus e o mais nobre tesouro da Divindade que é a proximidade de Deus: Deus a oferecer-nos o Seu Coração a todos nós.(25.04.99)

Décima Quarta. Estação Jesus é depositado no sepulcro

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

 

viasacra-17

Num pequeno cortejo, Jesus é levado até o Sepulcro.

Jesus diz:

Meu filho, compreendeste perfeitamente a Minha Paixão? Eu sou Aquele que te libertou da Morte. (10.03.90) "...apesar do Meu Incomensurável Amor, a maior parte dos Meus filhos voltou-me às costas... esqueceu-se da Minha Paixão". (29.03.89)) "Se Eu tivesse de regressar para te resgatar a ti, apenas a ti, Eu viria, sem a menor hesitação, repetir a Minha Paixão, só por ti"! (22.10.90)

Oração

Santíssimo, a minha alma anseia pelo Vosso Sagrado Coração. Felizes aqueles que vivem no Vosso Sagrado Coração e podem adorar-Vos todo o dia. Felizes aqueles que recebem de Vós as Graças. Chamai, de novo, à Vida, aqueles que ainda jazem mortos, para que possam rejubilar em Vós. Mostrai-lhes o Vosso Amor; mostrai-lhes o Vosso Sagrado Coração, a fim de que cantem um Novo Hino de Amor a Vós. (19.07.89)

Oração Final

Eis-me aqui, bom e dulcíssimo Jesus! De joelhos me prosto em vossa presença e vos suplico, com todo o fervor de minha alma, que vos digneis gravar no meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança e caridade; verdadeiro arrependimento de meus pecados e firme propósito de emenda, enquanto vou considerando, com vivo afeto e dor, as vossas cinco chagas, tendo diante de olhos, aquilo que o profeta Daniel já vos fazia dizer, Ó bom Jesus: "transpassaram minhas mãos e meus pés, e contaram todos os meus ossos".(Sl 21,17) (Missal Romano)

­